top of page
Moura-George

Fotografia: RJReis 

SOBRE O ARTISTA

Desde 2010, Moura-George dedica-se sobretudo à pintura, repartindo o seu tempo entre os ateliers de Lisboa e São Paulo, onde expôs, individual e coletivamente, com grande regularidade.

Em 2017 regressou de São Paulo e, desde então, trabalha no seu atelier em Colares, Portugal.

Moura-George possui um traço que reflete as influências artísticas das diversas regiões onde viveu, resultado de uma longa trajetória repartida entre Londres, Nova Iorque, Lisboa e São Paulo.

O seu percurso, com mais de 60 anos, remonta a 1960 e mantém-se ativo até hoje.

Nascido em Lisboa, em 1944, no seio de uma família luso-britânica, estudou, entre 1958 e 1968, em três escolas de arte, arquitetura e design em Inglaterra.

Lecionou no West Sussex College of Art and Design, seguindo os ensinamentos de Walter Gropius e da Bauhaus.

Participou, nos Estados Unidos, no Movimento da Pintura Abstrata Expressionista da Costa Leste, assim como em vários outros países do continente americano.

Trabalhou e colaborou com artistas e designers de renome, como Harry Bertoia, Philip Johnson, Buckminster Fuller, Josef Müller-Brockmann, Lothar Charoux, Tomie Ohtake e Burle Marx.

Integrou o Movimento Pop Art, fundado por Peter Blake, David Hockney e R. B. Kitaj.

Conviveu e desenvolveu projetos com diversos artistas plásticos de prestígio, entre os quais John Hoyland, Paul Huxley, Richard Lin, Paula Rego e Victor Willing.

Desde 1964, José Moura-George expôs, individual e coletivamente, tanto na Europa como na América, mantendo uma atividade constante e participando em inúmeros eventos e exposições.

A partir da década de 1970, para além do Reino Unido, passou também a desenvolver o seu trabalho em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos.

O seu vasto currículo, como artista plástico, inclui obras presentes em coleções particulares e institucionais.

As suas criações encontram-se em vários museus internacionais, como o MuBE — Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (São Paulo, Brasil), o Museu de Arte Moderna da Bahia (Salvador, Brasil), o  MoMA - Museu de Arte Moderna (Nova Iorque, Estados Unidos da América) e o Victoria & Albert Museum (Londres, Reino Unido).

bottom of page